Renda variável para iniciantes – Como investir?

Renda variável é uma modalidade de investimento que pode ser superior a renda fixa, uma vez que ela pode se valorizar demais ou se desvalorizar.

A renda variável é mais complexa do que a renda fixa, então além de investir na renda variável, você deve investir um bom tempo lendo bons livros e alguns cursos sobre essa modalidade.

Ela é mais complexa porque na renda fixa você sabe exatamente quanto vai render em um investimento prefixado ou sempre vai render como na SELIC.

Na renda variável você não tem certeza do quanto vai valorizar ou desvalorizar, mas você tem indícios de como o seu investimento vai reagir com os indicadores.

O que pode ser extremamente positivo se o seu investimento valorizou muito mais do valor inicial ou negativo se você ficou no prejuízo.

Porém historicamente a renda variável supera a rentabilidade da renda fixa no longo prazo, afinal quanto maior o risco, maior o retorno.

O que você está procurando na renda variável?

O que você está procurando na renda variável depende do seu perfil de investidor, uma vez que você é mais conservador ou mais arrojado, a sua forma de olhar para o mercado será diferente.

Se você não tem medo de perder dinheiro

A característica mais forte de um investidor arrojado é que ele não tem medo de perder dinheiro, obviamente que ele não gosta, mas ele prefere se arriscar e ter um lucro maior do que não o fazer.

Eles diversificam sua carteira colocando uma pequena parte de todo seu capital na renda fixa e a maior parte na renda variável visando que seus lucros sejam maiores, mas ainda com alguma segurança da renda fixa.

Os investidores arrojados geralmente são traders que são aqueles investidores que compram uma ação e vendem no mesmo dia, as vezes eles lucram centavos, mas com uma mão grande eles podem ganhar muito dinheiro.

Se você não suporta perder dinheiro

O investidor mais conservador não suporta perder dinheiro e prefere ganhar dinheiro no longuíssimo prazo do que perder algo agora, esse é o investidor conservador.

Eles podem não diversificar sua carteira, mas o investidor conservador vai investir em empresas que se demostram mais solidas no mercado, talvez para vender ou visando os dividendos da empresa.

Os dividendos é quando as empresas dividem seus lucros com os seus investidores, proporcionalmente a quantidade de ações que aquele investidor possui.

Tipos de investimento na renda variável

  • Ações: É quando a empresa vende partes dela na bolsa de valores para conseguir capital para reinvestir.
  • Contratos futuros: É um contrato de compra e venda de um investimento para uma data futura
  • Commodities: São matérias primas que não perdem qualidade mesmo se estocadas, como café ou petróleo
  • Moedas: É quando você compra uma moeda estrangeira visando sua valorização, mesmo que oscilando mais do que as ações

Agora você já sabe como funciona a renda variável, as partes positivas e negativas da renda variável.

Você também tem uma boa ideal de qual é o seu perfil de investidor e quais os tipos de investimento dentro da renda variável.

Artigos Relacionados