Porque o controle de preços não funciona e como ele impacta na sua vida financeira

A lei de oferta e demanda impactam a sua vida financeira e do país inteiro, porém muitas vezes ela é ignorada, com o controle de preços.

Se colocado, o controle de preços pode ocasionar crises, desemprego e destruição de empresas em um país ou no mundo inteiro, então é necessário que você saiba essa lei para identificar quando é ignorada e como se proteger.

O que é a lei da oferta e demanda?

Basicamente é a lei elaborada por Adam Smith na economia clássica, a lei mostra que sempre que um produto estiver em falta, seu preço tende a subir e se houver mais produtos do que clientes o preço tende a diminuir.

Porém quando essa lei econômica é maquiada ou até mesmo ignorada completamente pode causar sérios problemas para as pessoas.

A escola austríaca de economia mostra que o mercado é um organismo vivo que se autorregula e sempre vai beneficiar o mais produtivo e se houver alguma interversão pode causar distorções.

Como o controle de preços impacta a minha vida financeira?

Digamos que o governo passou uma lei para incentivar os produtores de café, determinando um valor mínimo como R$30,00 por pacote de café. Todos os produtores do campo, vão produzir arroz? Não, irão produzir café.

Na prática isso é um controle de preços, já que no nosso exemplo o governo está determinando um preço mínimo.

O preço sempre é uma mensagem, quando o governo fez a lei no nosso exemplo, ele mandou uma mensagem para todos os produtores dizendo: façam café! Ele aumentou a oferta, mas a demanda continuou a mesma.

Você então vai no mercado para comprar o café da semana, então você percebe que ele está muito mais caro do que costuma estar graças à o controle de preços, você vai comprar café? Não.

Aconteceu uma superprodução de café, onde a demanda era a mesma. A lei de oferta e demanda foi completamente ignorada nesse ponto e você ficou sem o seu produto e o produtor sem o dinheiro para continuar a produzir.

Como o controle de preços impacta o mercado?

Seguindo com o exemplo do café, todos os produtores que fizeram essa superprodução de café faliram, afinal ninguém iria comprar um café tão caro e a lei no exemplo só permite que vendam o café a R$30,00.

Graças ao controle de preços, esses produtores quebrando causaria diversas demissões, então os maiores produtores de café não teriam mais tanta competição, encarecendo ainda mais os produtos.

Como seria o mercado sem o controle de preços?

Sem o controle de preços, os produtores ficariam ricos e não quebrariam. Uma vez que não há intervenção, a lei de oferta e demanda segue normalmente, então com o tempo o preço se regularia voltando de acordo com a demanda.

Ou seja, sem o controle de preços ele teria uma variação, assim sempre que a demanda aumentar ele aumentaria de acordo, assim como se a demanda diminuísse.

Os efeitos positivos do mercado sem um controle de preços?

Se a demanda for alta, significa que aqueles produtores estão fazendo um ótimo serviço, e preços altos mandam uma mensagem para o mercado, dizendo: Esse mercado é lucrativo, produzam também.

Criando simplesmente um controle de preços essa lucratividade seria falsa, mas a mensagem seria a mesma, então muitas pessoas entrariam e quebrariam nesse mercado corrompido pelo controle de preços.

Completamente diferente de um momento sem controle de preços, onde as informações seriam completamente verdadeiras.

Novos produtores iam nascer e iam atingir aquela demanda alta do mercado e o preço ia abaixar, mas aquele mercado estaria muito aquecido, já que teria mais pessoas atraídas pela demanda do produto.

Perfeito para os clientes, produtores e para o mercado que traria novos empregos de forma natural, sem a necessidade de um controle de preços.

Artigos Relacionados