Como fazer financiamento da casa própria, aproveitando o crédito para habitação e financiar um veículo novo ou fazer empréstimo para dar de entrada e trocar o automóvel?

Para você que está dizendo “quero comprar uma casa, quero comprar um carro, quero fazer financiamento para comprar casa, quero fazer financiamento para comprar veículo, como financiar uma casa, como financiar um carro”, então, temos a resposta para todas essas questões.

O financiamento é sem dúvida a melhor opção para conseguir obter dinheiro do banco, que nada mais é do que um empréstimo. Assim, ao invés de você receber o dinheiro como em um empréstimo tradicional e comum, o banco já irá transferir esse dinheiro para quem está vendendo o imóvel ou veículo.

Por exemplo, se você for comprar uma casa, o proprietário irá receber o dinheiro do banco e você será o novo proprietário da casa e irá pagar as parcelas do financiamento ao banco e não para o antigo proprietário.

Mas você só terá a casa mesmo em seu nome quando fizer a quitação de todo financiamento. Antes disso, o imóvel fica alienado em nome do banco ou instituição financeira que realizou o financiamento, como garantia de que você irá pagar todas as parcelas do financiamento.

Por isso, o banco consegue liberar altos valores do financiamento, pois tem mais garantias de que não haverá inadimplência, já que em caso de não pagamento, você perde a propriedade.

Para evitar esse tipo de problema, procure se planejar bem antes de realizar algum financiamento, tenha em mente que as parcelas não podem comprometer todo seu salário e renda, pois você ainda tem as despesas e contas do mês que já são fixas, como contas de água, energia elétrica, telefone, consumo de alimentação, vestuário entre outros.

Fazendo todo esse planejamento, você irá garantir que só irá realizar o financiamento se as parcelas estiverem dentro do seu orçamento, mesmo que precise fazer um financiamento mais longo, mas já evitando qualquer dor de cabeça no futuro.

Como e onde fazer financiamento?

Popularmente são os bancos ou instituições financeiras que disponibilizam financiamentos. Quanto maior a instituição ou banco, melhores podem ser suas chances de conseguir a aprovação de um financiamento, já que o banco maior tem mais dinheiro para liberar e comprar o imóvel que você deseja.

Indo diretamente no banco em que você já possui conta para fazer o financiamento é o melhor início, como por exemplo, solicitar financiamento no Banco do Brasil, fazer uma simulação de financiamento da casa na Caixa Econômica Federal, através do programa Caixa Habitação, ou em bancos particulares, que também pode tentar pedir seu financiamento no Itaú, fazer propostas de financiamento com o Bradesco que comprou o HSBC ou obter financiamento no Santander.

Também tem outros bancos menos populares mas que também realizam financiamento, dependendo do perfil do cliente e que podem ser ótimas soluções. Então, tente fazer tentativas para solicitar financiamento no Banco Original, pedir um financiamento no Banco Daycoval, fazer um financiamento no Banco Inter, solicitar uma proposta de financiamento ao Citibank, pedir financiamento no Banco Pan, receber financiamento do BTG Pactual, receber financiamento com o Banrisul, fazer uma simulação de financiamento online no Paraná Banco, realizar seu financiamento no Banco Mercantil ou tentar fazer financiamento em cooperativas de crédito como a Sicredi ou Sicoob.

Geralmente, muitas dessas instituições financeiras menores ou alternativas não irão realizar financiamento, pois pode ser um produto específico que não disponibilizam. Então, deixamos como alternativa de pesquisa, através do nome desses bancos ou instituições financeiras.

Assim, ainda que não realizem financiamento ou não façam financiamento para o tipo de produto que está tentando comprar, você poderá tentar, nessas mesmas instituições financeiras, fazer um empréstimo e usar o valor para dar de entrada.

Com um valor de empréstimo que você recebe para dar de entrada em um imóvel ou veículo, poderá diminuir o valor necessário para financiamento, e poderá conseguir aprovação mais fácil e diminuição dos juros pagos, já que o valor financiado ficou menor e talvez até o prazo seja mais curto.

Mas é importante não se esquecer de que você precisará ter renda tanto para pagar o financiamento, quanto para pagar o empréstimo, se realmente realizar essa opção, de usar o dinheiro do empréstimo para dar de entrada em um imóvel ou veículo e depois financiar o restante.

Caso fique muito apertado, tente primeiro comprar a casa própria, pois é mais importante e depois comprar o veículo. A menos que precise do veículo para trabalho, então, inverta a ordem, mas sempre comprando e quitando primeiro um para depois fazer outra dívida e comprar o outro bem, para evitar atrasos, inadimplência e para não perder seu bem financiado.

Deixe um comentário